Automação, o que é?

Tuesday, September 18, 2018

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje estou aqui para informar que a partir de agora o blog passa a contar com algumas colaborações! Isso significa que teremos muito mais conteúdo e de uma forma bastante abrangente! Aceito sugestões sobre os próximos temas e colaboradores!

Para começar, eu convidei o Engenheiro Gustavo Franzin, proprietário da empresa de automação Bit Control, para nos contar um pouco sobre o mundo da automação que vem ganhando cada vez mais espaço nas residências brasileiras. Vamos lá?!

 

Vanessa: Mas afinal, o que é automação?

 

Gustavo: Se procurarmos no dicionário o significado da palavra automação encontraremos: “Sistema automático pelo qual os mecanismos controlam seu funcionamento, dispensando quase por completo, a interferência do ser humano”. De fato, um sistema de automação pode executar tarefas sem a intervenção humana, como, por exemplo, fazer o acionamento de um circuito de iluminação automaticamente quando anoitecer através de sensores de luminosidade. Porém, o principal objetivo da automação é integrar os diferentes sistemas eletroeletrônicos (iluminação, persiana, áudio e vídeo, ar condicionado, CFTV, alarme e etc.) em uma única plataforma e prover o seu controle através de um aplicativo do Smartphone.

 

Vanessa: É possível implantar soluções de automação gastando pouco? Se sim, cite um exemplo.

 

Gustavo: Sim, a maioria dos sistemas de automação são modulares, o que permite fazer a automação somente do sistema de iluminação e posteriormente, se o usuário desejar, é possível adicionar mais módulos até adquirir uma solução de automação completa.

 

Vanessa:  É necessário que o projeto de automação seja desenvolvido juntamente com o projeto de arquitetura? Em qual etapa do desenvolvimento do projeto arquitetônico as soluções de automação devem ser pensadas?

 

Gustavo: Não, mas o limite de um projeto de automação é a criatividade. Portanto, o ideal é que um projeto de automação seja desenvolvido junto com projeto de arquitetura para que dessa forma possa explorar todas as possibilidades no que tange a sofisticação, conforto, segurança, gerando um maior valor ao projeto arquitetônico e confluindo uma sinergia perfeita entre tecnologia e criatividade.

 

Vanessa: Em que fase da obra a instalação da infraestrutura para a automação deve ser iniciada? E a instalação dos aparelhos?

 

Gustavo: O ideal é que a instalação de um projeto de automação seja executada juntamente com a execução do projeto elétrico, para que não haja contra tempos na execução da obra como um todo.

Normalmente, o ciclo de um projeto de automação cabeado possui as seguintes etapas:

  1. É definido, juntamente com o cliente e arquiteto, quais serão os ambientes e as funcionalidades que contemplarão o projeto

  2. É desenhado o projeto de infraestrutura de acordo com as informações levantadas anteriormente

  3. Uma vez a que infra de automação esteja pronta, o cabeamento deve ser passado

  4. E por último, quando a parte civil da obra está perto de ser finalizada, os equipamentos serão instalados.

No caso de projetos de automação já em ambientes prontos, é considerado um sistema de automação Wireless, que quase não requer infra  para a instalação do sistema.

 

Vanessa: Quais os recursos mais atuais na área? E os mais inusitados?

 

Gustavo: Um dos recursos mais atuais na área, é a solução de captação de voz para comandos no sistema de automação. Porém, ainda existe um certo paradigma dessa solução na interpretação da língua portuguesa.

Já em relação aos recursos inusitados, podemos listar os seguintes: a criação de cenários em ambiente com um simples clique; o acionamento e o fechamento de uma janela baseado em um sensor meteorológico; o acionamento e o fechamento remoto de um portão através de um sistema de porteiro eletrônico; o controle dos equipamentos, que estão integrados na automação, de qualquer lugar do mundo e etc.

 

Vanessa: As empresas de automação, no geral, oferecem o serviço de pós-venda? Como é esse serviço na sua empresa?

 

Gustavo: Sim. Nossos projetos e instalações são executados de acordo com as melhores práticas de associações internacionais na área, como KNX, e os equipamentos utilizados em nossos projetos são providos por grandes fabricantes internacionais, como Schneider, ABB, Denon, Yamaha e outros, fornecendo garantia de pelo menos um (1) ano em seus produtos. Nossa empresa possui também, os contratos de manutenção e os soluções ofertadas como serviço.

 

Vanessa: Você acredita que a automação esteja ganhando mercado ou que ainda esteja muito restrita?

 

Gustavo: A automação está cada vez tornando-se mais popular dentro das residências brasileiras. Há 10 anos existia somente alguns fabricantes e integradores de automação, o que permitia que fossem praticados valores de projeto mais altos. Porém, atualmente, isso mudou bastante. De acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), o mercado global de automação tem projeção de crescimento anual de 11,36% entre 2014 e 2020, e estima-se que no Brasil, 300 mil casas possuam automação. Porém, o potencial atual de fornecimento de equipamentos é para 1,8 milhão de casas.

 

Minicurrículo:

Formado em Engenharia da Computação pela UNIP e  em marketing pelo SBCC (Santa Barbara City College – USA), e atuando na área de tecnologia por 20 anos, Gustavo Franzin também possui as seguintes certificações:

  • Certificado em projetos automação com redes KNX pela associação Internacional KNX

  • Certificado em projetos de automação residencial pela Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial)

  • Certificado PMP (Project Management Professional pelo Instituto - PMI)

 

Para entrar em contato:

Site: www.bitcontrol.com.br

Telefones: 11 3042-0334 / 95179-0967

Facebook: www.facebook.com.br/bitcrtl

Please reload

Leia Mais!

Deu Zebra!

January 30, 2015

1/1
Please reload

Posts Recentes

September 18, 2018

February 21, 2015

February 20, 2015

February 17, 2015

February 14, 2015

February 13, 2015

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por Tags
Please reload