7 dicas sobre: Como cursar Arquitetura / Design de Interiores sem grandes apertos.

Tuesday, September 18, 2018

 

 Tenho recebido muitas perguntas sobre os cursos de Arquitetura e Urbanismo / Design de

Interiores, então eu resolvi ter um espaço aqui no blog destinado a quem está cursando ou quer cursar faculdade na mesma área da minha formação.

Para começar, listei 7 dicas básicas para quem quer passar pelo curso sem grandes apertos.

 Vamos lá:

 

Dica 1: Nunca! Jamais! Never...deixe para fazer os trabalhos da faculdade na última hora

 

No primeiro ano da faculdade de Arquitetura eu ainda não fazia estágio e tinha as minhas tardes livres, mas mesmo assim sempre acabava enrolando para fazer os trabalhos do curso e com isso ficava tudo para a última hora, aí eu tinha que fazer tudo no desespero, sem conseguir dar o meu melhor. Lógico que eu sempre me arrependia por não ter feito antes (acabava sobrando muita coisa para os finais de semana e para as madrugadas, o que não é nada legal!) Ainda bem que tudo mudou e a partir do segundo ano do curso quando eu me organizei para conseguir dar conta de tudo no tempo certo, sem atropelos.

 

Dica 2: Organize-se

 

É muito importante organizar o seu espaço de trabalho para realizar as atividades do curso em casa. Tenha um cantinho para armazenar o material da faculdade. Quem faz Arquitetura / Design sabe, são vários e vários tipos de papel, uma infinidade de lápis e lapiseiras, sem contar: régua T, escalímetro, transferidor, compasso e lógico, as colas e inumeráveis itens para a produção de maquetes! É tanta coisa que sem organização fica difícil cumprir suas tarefas. Tenha um estojo específico para os materiais de desenho e separe um cesto ou pastas para armazenar os papéis. Procure manter a sua mesa de trabalho / prancheta e espaço para o computador livres e limpos e conte sempre com uma cadeira confortável, com ajustes no encosto e no assento, pois você passará muitoooo tempo nela, tenha certeza!

 

Dica 3: Preste atenção nas aulas (por mais chatas que algumas possam ser)

 

Assim você economiza tempo estudando para as provas ou indo atrás de orientações extras para realizar seus trabalhos de faculdades. Sim, algumas informações parecem irrelevantes, mas tenha certeza que elas não são e que poderão fazer falta lá na frente!

 

Dica 4: Aproveite cada segundo

 

Esta dica é válida principalmente para quem faz estágio e/ou trabalha e não tem tempo para se dedicar exclusivamente ao curso. Aproveite os intervalos das aulas e dos compromissos diários para ler os livros indicados para as provas / trabalhos. Use o passeio com o namorado / namorada e / ou amigos para assistir aquele filme que foi recomendado na aula de História da Arte. Recapitule o conteúdo das aulas enquanto espera por uma consulta médica. Enfim, cumpra pequenas tarefas em momentos que em outras ocasiões seriam totalmente ociosos e deixe o seu tempo maior para

as tarefas que realmente demandam tempo, como por exemplo: maquetes!

 

Dica 5: Monte um cronograma

 

Hoje em dia existe uma infinidade de aplicativos e “planners” que auxiliam nessa tarefa. Liste todas os seus compromissos e deixe em destaque as datas de entrega de trabalhos, assim dá para estabelecer prioridades. Caso não tenha à mão nenhum desses recursos, anote tudo em uma agenda ou caderno mesmo, eu fazia isso na minha época de facul e dava super certo.

 

Dica 6: Inspire-se

 

Esta é a dica mais fácil e gostosa de seguir! Quem trabalha com criação precisa estar sempre abastecido de ideias e para isso basta estar atento ao seu redor! Conhecer lugares novos, passear por aí observando tudo com mais atenção; passar um tempão vendo as coisas lindas do Pinterest, assistindo a filmes e seriados (sempre prestando muita atenção nos detalhes dos cenários, figurinos e etc!) tudo isso é válido para se abastecer de ideias. Nosso cérebro capta e armazena as informações, criando um banco de dados que é fundamental no processo de criação.

 

Dica 7: Salve o seu projeto!

 

Quando estiver fazendo projetos no computador (seja em AutoCad, Revit, Sketchup, etc), lembre-se sempre de salvar os arquivos constantemente. Alguns programas, como o AutoCad, permite que o arquivo seja salvo automaticamente a cada X minutos e você consegue configurar esse tempo. Só quem já perdeu horas e horas de trabalho sabe que esta dica é mega importante!

Além disso, adquira o hábito de fazer backup dos seus arquivos, vale backup online, em HD

externo ou simplesmente enviar os seus arquivos para o seu próprio e-mail.

 

E vocês?! Me contem o que estão fazendo para se dar bem no curso, mandem dicas sobre o assunto ( blog@vanessasantanna.com), vou publicá-las aqui.

 

Bom, então é isso! O post ficou gigante e ainda assim daria para falar mais sobre infinitas dicas, mas deixo isso para vocês! Aguardo os seus e-mails e comentários!

 

Fonte da Imagem: http://www.oquerola.com/

Please reload

Leia Mais!

Deu Zebra!

January 30, 2015

1/1
Please reload

Posts Recentes

September 18, 2018

February 21, 2015

February 20, 2015

February 17, 2015

February 14, 2015

February 13, 2015

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por Tags
Please reload